Em maio nós falamos aqui no blog sobre os planos negarem a cirurgia de endometriose. Mas os problemas das portadoras de endometriose estão indo muito além disso! Não estamos falando da infertilidade, das dores na relação sexual, dores para evacuar e/ou urinar etc...etc...
É pior que isso! Por incrível que pareça existe coisa pior! E também não estamos falando sobre a falta de assistência médica pelo SUS... Esse nem se comenta porque quanto ao SUS podemos dizer com todas as letras: COITADA DE QUEM DEPENDE DO SUS! É isso que ouvimos dos especialistas.
Estamos falando dos Planos de Saúde que sinceramente estão mais para planos funerários! Sim, eles querem mais que as portadoras de endometriose morram! Quando falamos em planos de saúde supomos que pagaremos uma mensalidade mensal, absurdamente cara por sinal! E quando precisar de consultas médicas, exames e cirurgias irão realizar sem problema certo? Não! Errado! Os planos de saúde são ótimos, até quando você precisa deles.
Você sabia que os Planos de saúde limitam a quantidade de exames que os médicos prescrevem? Como fazem isso? Ameaçando! Conseguir médico especialista em endometriose é mais fácil achar uma agulha no palheiro, muitas portadoras estão pagando particular, pois não tem especialistas nos seus planos, muitas vezes nem no seu estado! E as consultas não são baratas R$250,00 num especialista em endometriose é uma pechincha!
Se precisar de cirurgia ai o problema piora! Sim, tem como piorar! Se for de endometriose profunda então?! Já ouvi de muitos médicos que preferem receber um paciente com câncer a com endometriose, imagina o estado dessa paciente ao ouvir uma coisa dessas?
Os planos simplesmente negam a cirurgia, os materiais, negam tudo! E não adianta chorar, falar que está com dor, que não pode ter relação, que não consegue evacuar e urinar... Eles querem mais é que você se dane! E ai o que fazer? LIMINAR, no nosso post de maio explica como conseguir isso.
E não aceite que te encaminhem para um médico que o plano vai indicar, corre um sério risco de ser um picareta que não vai fazer nada, mas vai dizer que você está curada da endometriose! Pode acreditar, eles pensam que nós somos idiotas ao ponto de acreditar que estamos curadas e que nunca mais vamos ter endometriose.
Ai sabe o que o plano vai fazer para se vingar de você e do seu médico? Descredenciá-lo! Retiram o seu médico... Sim, aquele que descobriu sua doença, que cuida de você, que é seu amigo, psicólogo, que conhece o comportamento da sua endometriose, que te conhece até do avesso (literalmente!). E ai o que eu faço? Ir ao plano e armar o barraco do século ou pega-los pelo pescoço? Não nego que dá vontade, mas não é o mais indicado. Se você faz tratamento há um tempo e o plano descredenciou o seu médico você tem direito de continuar com ele, como? JUSTIÇA! Outra LIMINAR... Que palavra doce!
Não permita que o seu plano te faça de TROUXA! Lute pelos seus direitos, pois ninguém vai lutar por você e o seu plano quer mais que você fique infértil, assim não vai precisar “bancar” os partos!
Texto: Lívia Lorenzini Lazarini
Publicação: Endometriose Brasil
Amiga essa e a nossa realidade né, eu mesma estou nessa situação o medico de janeiro/11 que me operou cobrou varios codigos do plano e ontem descobri pq eles não querem aprovar a 2º cirurgia nos codigos ele tirou minhas trompas, imaginam..........agora não posso mais fazer....mais tenho as trompas ainda, olha bem o que esses medicos que dizem que sabe operar endometriose fazem conosco, temos lutar mesmo.... sei que e cansativo mais vamos conseguir um dia viver melhor com tudo isso, como diz o medico esse(cancer que pra ele e melhor do que uma endometriose)se Deus quiser isso ainda vai ter uma descoberta pra nos ajudar. Bjss estamos junta s amiga.
ResponderExcluirÉ lamentável e triste, mas infelizmente tudo verdade! O que me deixa mais furiosa é saber que o nosso país é um dos mais reconhecidos e avançados na área da Endometriose. Gostaria de saber: cobrar 20 mil por uma cirurgia é sinal de algum avanço? Ter planos de saúde que se negam a cobrir o tratamento e a cirurgia, é sinal de avanço? Qual o sentido de termos tantas pesquisas e médicos conceituados na área da endometriose? Prá quê isto serve, se as pacientes não podem desfrutar disto? É mesmo revoltante! Estamos chegando ao ponto de precisar torcer para ter um câncer a fim de sermos bem atendidas!!! Sem comentários.... Parabéns pelo texto, Liv! Expor a situação da maior parte das portadoras já é um grande começo para mudarmos a equivocada "boa imagem" que o Brasil tem a respeito do tratamento da endometriose!
ResponderExcluirGAPENDI - Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose e Infertilidade